Jiu-jitsu Educacional Formando Cidadão
A prática esportiva pode ser considerada como um conjunto de atividades físicas que promovem vários benefícios para seus praticantes, e estão se destacando muito nos últimos tempos, pois a maioria das pessoas estão envolvidas com elas, sendo espectador ou praticante. Podemos observar na literatura em educação física, esportes e lazer, sociologia e em outras áreas, expressões sobre os benefícios proporcionados pela prática regular de esportes, na formação moral ou da personalidade dos seus praticantes (ELIAS; DUNNING, 1992;). Há milênios que a prática de artes marciais se presta não somente como instrução técnica para embates corpo a corpo, mas principalmente, como meio lúdico para a busca do autoconhecimento, desenvolvimento do autocontrole, da autoconfiança, respeito as diferenças, socialização, disseminação de uma cultura de paz, entre outros. Dessa forma o jiu-jitsu mostra-se como uma ferramenta bastante útil para o desenvolvimento de práticas psicopedagógicas voltadas para a formação cidadã.
Os princípios morais éticos e filosóficos das artes marciais são ferramentas de muita valia para construção do ser social, e sendo associado a um ferramenta educacional podemos ajudar na melhoria da qualidade de vida dessas crianças, através dessas atividades elas também aprenderão a importância da atividade física ao longo da vida, além de trazer para seu dia a dia algumas das filosofias do Jiu-jitsu, como respeito ao próximo, lealdade, espirito esportivo etc. Podendo assim se tornarem cidadãos de bem e comprometidos com a sociedade onde vivem, possibilitando a integração entre eles não somente em salas de aulas mais também em seu dia a dia e assim fazendo uma sociedade melhor e mais unida.
Assim, por meio da prática do jiu-jitsu brasileiro, possibilitaremos aos jovens de Alto Garças um ambiente adequado para tratar dos mais variados assuntos, contribuindo, significativamente, para a formação cidadã desses adolescentes.
Postado em 24 de Julho de 2023 por Rotary Club de Alto Garças