Jiu-jitsu Educacional Formando Cidadão

Jiu-jitsu Educacional Formando Cidadão

por Rotary Club de Alto Garças

Área de enfoque
Educação básica e alfabetização

Introdução

A prática esportiva pode ser considerada como um conjunto de atividades físicas que promovem vários benefícios para seus praticantes, e estão se destacando muito nos últimos tempos, pois a maioria das pessoas estão envolvidas com elas, sendo espectador ou praticante. Podemos observar na literatura em educação física, esportes e lazer, sociologia e em outras áreas, expressões sobre os benefícios proporcionados pela prática regular de esportes, na formação moral ou da personalidade dos seus praticantes (ELIAS; DUNNING, 1992;). Há milênios que a prática de artes marciais se presta não somente como instrução técnica para embates corpo a corpo, mas principalmente, como meio lúdico para a busca do autoconhecimento, desenvolvimento do autocontrole, da autoconfiança, respeito as diferenças, socialização, disseminação de uma cultura de paz, entre outros. Dessa forma o jiu-jitsu mostra-se como uma ferramenta bastante útil para o desenvolvimento de práticas psicopedagógicas voltadas para a formação cidadã.

      Os princípios morais éticos e filosóficos das artes marciais são ferramentas de muita valia para construção do ser social, e sendo associado a um ferramenta educacional podemos ajudar na melhoria da qualidade de vida dessas crianças, através dessas atividades elas também aprenderão a importância da atividade física ao longo da vida, além  de trazer para seu dia a dia algumas das filosofias do Jiu-jitsu, como respeito ao próximo, lealdade, espirito esportivo etc. Podendo assim se tornarem cidadãos de bem e comprometidos com a sociedade onde vivem, possibilitando a integração entre eles não somente em salas de aulas mais também em seu dia a dia e assim fazendo uma sociedade melhor e mais unida.

        Assim, por meio da prática do jiu-jitsu brasileiro, possibilitaremos aos jovens de Alto Garças um ambiente adequado para tratar dos mais variados assuntos, contribuindo, significativamente, para a formação cidadã desses adolescentes.

Quem
  1. DESCRIÇÃO DO PROJETO

Proponente: ROTARY CLUB DE ALTO GARÇAS-MT

CNPJ: 05.492.487/0001-90

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua Zezinho Guimarães n°558, centro

Telefone(DDD): (66) 99981-7954

Responsável Legal do Proponente: Geraldo Rodrigues dos Souza

 

 

II. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Nº 01/2022

Título: JIU-JITSU EDUCACIONAL FORMANDO CIDADÃO

 

Manifestação Desportiva: Educacional

 

Modalidade(s) do projeto: JIU-JITSU

 

 

III. PARCEIRO LEGAL: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MATO GROSSO


O quê

3.OBJETIVOS:

 

3.1.GERAL - Possibilitar o acesso de crianças, adolescentes e jovens em geral, as práticas esportivas formais de maneira sistematizada e continuada, como instrumento educacional para disseminação de valores do esporte respeito às regras, respeito ao outro, trabalho em equipe, superação, comprometimento. Entende-se que o esporte é uma ferramenta importante que auxilia no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na melhoria da qualidade de vida da população e assim pode estimular o exercício da responsabilidade social.

 

3.2.ESPECÍFICOS:

- Promover o desenvolvimento físico, pessoal e social das crianças e adolescentes;

- Disponibilizar ambiente esportivo onde coexistam a função educativa e a participativa, estimulando a formação de cidadãos;

- Combater a evasão e baixo rendimento escolar;

- Estimular o desenvolvimento de valores;

- Estimular a qualificação técnico-profissional e inserção no mercado de trabalho;

- Promover o conhecimento ao aluno de como melhorar sua convivência e o seu comportamento social;

- Inserir a comunidade incentivando a prestigiar eventos e atividades de lazer durante o decorrer do projeto;


Onde

As aulas de jiu-jitsu serão ministradas nas dependências do Rotary clube de Alto Garças, para crianças e adolescentes a partir de 07 a 17 anos de idade


Quando

As aulas ocorrerão toda terça e quinta feiras, no período matutino e vespertino, das 8 às 9h e das 9:30 às 10:30h, e vespertino das 14 às 15h e das 15:30 às 16:30h; no período de 2 anos.

Pessoas Beneficiadas
80

Fotos



 

Localizar site dos clubes