O prefeito Odelmo Leão assinou, na tarde desta terça-feira (18), o termo de cessão de uma área municipal, no bairro Alto Umuarama, ao Instituto Mãos Dadas. A concessão vai permitir que a associação civil sem fins lucrativos construa e mantenha uma casa de assistência e acolhimento provisório de famílias de pacientes que estão nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) pediátrica, neonatal e adulto, além da enfermaria pediátrica. O projeto de lei que autoriza a concessão de uso do terreno foi aprovado pela Câmara Municipal em novembro deste ano.
O espaço cedido à organização está localizado na rua Francisco Bueno Monteiro, entre as avenidas Afonso Pena e João Pinheiro e tem área total de 1.010 metros quadrados. O termo de uso da área tem a vigência de 20 anos a partir da assinatura do acordo, podendo também ser prorrogada.
Para o prefeito Odelmo Leão, o trabalho assistencial que o Instituto Mãos Dadas realiza com as famílias e pacientes é extremamente importante. “Prestar esse amparo e acolhimento se torna uma extensão do atendimento feito ao paciente. A instituição recebeu uma doação privada e não tinha local para realizar a construção da casa de assistência. Com a concessão dessa área, que fica próximo ao Hospital de Clínicas da UFU, eles vão conseguir aumentar a capacidade de famílias assistidas, dar mais conforto a essas pessoas. Enfim, melhorar ainda mais todo esse serviço prestado à comunidade”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.
Amplia a capacidade
Atualmente, o Instituto Mãos Dadas está instalado em uma casa alugada, onde há um quarto masculino e dois quartos femininos, somando ao todo 14 leitos. O projeto da sede própria prevê quatro quartos masculinos e quatro femininos, oferecendo 24 leitos no total. “A estrutura será bem melhor para abrigar as famílias com mais comodidade. Os cômodos serão mais amplos, teremos uma brinquedoteca e um auditório para 70 pessoas. Além disso, estaremos em um terreno ao lado de onde será construído o Hospital Pediátrico, ficando ainda mais acessível às famílias futuramente”, destacou a presidente do instituto Juliene Cristine de Oliveira.
De acordo com ela, a concessão do terreno foi fundamental para realmente dar início à construção de um sonho. “Nós já ganhamos parte dos materiais de construção, mas ainda não tínhamos local. Também temos alguns móveis que serão instalados quando a casa estiver pronta. Agora, é trabalhar com a comunidade para conseguirmos arrecadar o restante dos materiais para erguer nossa casa de apoio.”
Sobre o Instituto Mãos Dadas
O Instituto Mão Dadas foi fundado pelo casal Juliene Cristine de Oliveira e William de Oliveira Júnior depois que o filho, William de Oliveira Neto, faleceu. Dos 9 meses de vida, o bebê passou 8 meses internado em um hospital respirando por aparelhos e sendo alimentado por sonda.
As dificuldades enfrentadas pelo casal nesse período, sobretudo a necessidade de abrigo temporário próximo ao hospital, assim como de diversas outras famílias, influenciou a criação da entidade. O Mãos Dadas tem como missão promover o amparo humano, social e espiritual às famílias de pacientes.
fonte: http://www.uberlandia.mg.gov.br






